sábado, 12 de maio de 2012

Ócio, nada criativo!


Significado
s.m. O não fazer nada.
Tempo de que se pode dispor; descanso, repouso; vagar.
Preguiça, vadiagem.
Ociosidade.



Não sei, mas tenho a impressão de que já falei disso aqui no blog. Ainda assim, optei por esse tema que talvez tenha sido um dos motivos que me trouxe de volta pra cá. Ultimamente, depois que saí de um estágio de 6 meses ando muito ocioso, ainda que tenha a faculdade pra tomar meu tempo pela manhã, resta uma tarde inteira em que me limito ao não fazer nada além de ver TV ou navegar na internet. O fato é que uma hora a gente se cansa disso, da falta do que fazer, e é aí que nossas mentes, muitas vezes diabólicas, acabam por decidir por nós mesmos algo que vá nos distrair. É isso mesmo, eu disse mente diabólica e já explico porquê, é que entre tantas coisas produtivas que poderíamos escolher, optamos por aquilo que menos nos contribui em seu sentido mais amplo, aliás, que muitas vezes não contribuem em nada e muito pelo contrário, até atrapalham nossas vidas. É verdade ou não é? Pelo menos comigo acontece assim, tenho material acadêmico pra estudar, trabalhos por terminar, mas concluo que ainda há muito tempo pra entregá-los e decido, por exemplo, dormir a tarde toda ou voltar a postar no blog (rsrsrs), logo, perco um tempo precioso em uma atividade que nem é tão inútil assim, mas que no meu caso não tinha que ser prioridade. Isso acontece por que? Falta de maturidade ou vergonha na cara? Vai saber... O fato é que muitas vezes desperdiçamos esse tempo do qual dispomos com atividades de vadiagem como diz a própria definição da palavra. Eu dei o exemplo mais trivial do mau aproveitamento do ócio pra que isso aqui não se tornasse constrangedor, mas todo mundo sabe que tem gente que faz coisa pior quando não tem o que fazer ou quando opta por não fazer aquilo que deveria justamente por não ter mais o controle da situação. Nesses casos, acredito que isso se torne preocupante e sério, quem sabe até prejudicial à saúde física e/ou mental, mas o importante é não se deixar dominar. Não vou me prolongar mais, pra não ficar chato. Até o próximo post.
 


3 comentários:

Kelly Christi disse...

rs diogo , mutias vezes eu passo por isso, estudar as vezes enche o saco e por conta disso deixamos acumular muitas coisas, pq. não dá vontade mesmo rsrs é normal.

Lucas Adonai disse...

hahha
muito bom!

Fábio Flora disse...

Cada vez mais me convenço de que precisamos de um tempo para "fazer nada". E não estou falando de dormir. Porque o sono também é uma espécie de "obrigação", uma imposição do corpo. Precisamos de tempo livre, quando acordados. Para que as boas ideias surjam. Ou não. Abraços e sucesso com o blog!